Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Minha Caixa de Música

Um blog de música e actualidades!

A Minha Caixa de Música

Um blog de música e actualidades!

As Notícias do Dia

06.07.21 | Pedro Rodrigues

Juiz que retirou menor de 12 anos à mãe garante que foram acautelados os «superiores interesses da criança». Menor tinha deixado de ir às aulas depois de a mãe ter visto recusado o pedido de dispensa do uso de máscara.

"Task force" apela a cumprimento de horários e critica «comportamentos menos correctos». Modalidade "Casa Aberta" e antecipação da segunda dose da AstraZeneca geram filas e situações de tensão.

Quase 40% das pessoas abaixo de 50 anos já receberam pelo menos uma dose da vacina anticovid-19. Foram administradas mais de 830 mil doses contra a covid-19 na última semana. Portugal soma agora mais de 5,7 milhões de pessoas com pelo menos uma dose tomada, o que corresponde a 56% da população.

"Fecho" da Área Metropolitana de Lisboa faz aumentar entradas e saídas nos dias úteis. Mais de 90% dos residentes cumpriram o recolher obrigatório às 23 horas.

Porto. Lançado concurso público internacional para linha de metrobus que vai ligar a Praça do Império à Boavista até 2023. São «oito quilómetros de mobilidade verde», movida a hidrogénio e com prioridade sobre os outros modos.

PAN propõe nova lei da caça: uso de cães só com trela ou açaime. Partido quer proibir uso do chumbo nas munições e aumentar para um mínimo de 800 metros a distância entre a zona de caça e áreas de habitação, estradas e indústria.

Tancos. Ex-director da PJ Militar, Luís Vieira, condenado por violação do segredo de justiça. MP pede absolvição de Azeredo Lopes e dez anos de prisão para João Paulino.

Guerra de bairros em Braga. PJ deteve cinco suspeitos de várias tentativas de homicídio.

Variante Delta corresponde a quase 90% dos casos em Portugal na última semana. As regiões do Porto, Madeira e Açores registaram os aumentos mais significativos da variante ao longo de Junho. Mais uma morte e 2170 casos nas últimas 24 horas.

EDP alvo de buscas por suspeitas de fraude fiscal na venda das barragens.

Jansa apresentou-se no Parlamento Europeu como defensor da liberdade de imprensa. Líder conservador da Eslovénia pressionado a responder às críticas sobre a liberdade de imprensa e a independência judicial no seu país, depois da apresentação das prioridades da presidência eslovena do Conselho da UE.

Eu podia ser o Samuel Luiz Muñiz! «Samuel Luiz Muñiz, um jovem homossexual, foi brutalmente agredido até à morte, em Espanha. Fico pálido de medo só de pensar que aquele jovem gay podia ser eu, ou tu que lês este artigo; podia ser qualquer pessoa que quer viver a sua vida de forma livre».

Líbano está a dias da "explosão social", avisa primeiro-ministro. Primeiro-ministro diz que é urgente «salvar os libaneses da morte e prevenir o desaparecimento do Líbano.»

Governo de Israel falha primeiro grande teste político, ao não conseguir renovar lei da cidadania. Partido de Netanyahu votou contra para tentar derrubar o novo Governo.

Estudo alerta para crescimento exponencial de casos e mortes em Moçambique. «Há agora uma necessidade absolutamente urgente e vital para o mundo aumentar o fornecimento de vacinas para a África.»

Bielorrússia condena a 14 anos de prisão opositor detido após anunciar candidatura contra Lukashenko. Oposição fala em «sentença insana» para «um dos líderes que acordou o país de um longo sono.»

Preços do petróleo acentuam subida após impasse nas negociações da OPEP+. Mercados internacionais do petróleo continuam sob pressão, num cenário em que o aumento da procura não está a ser acompanhado pelo anúncio de um reforço da produção.

Pelo menos 150 mortos por armas de fogo durante celebrações do 4 de Julho nos EUA. Em Nova Iorque, onde a violência armada subiu para níveis nunca vistos nos últimos meses, houve 26 mortes em 21 tiroteios entre sexta-feira e domingo.

 

Pedro Pichardo consegue melhor marca mundial do ano no triplo salto. Triplista luso-cubano chegou aos 17,92 metros no concurso que venceu na Hungria.

FC Porto oficializa regresso do médio Bruno Costa. Jogador assinou contrato até 2024, depois de uma época bem conseguida ao serviço do Paços de Ferreira.

Tour de França. Aí vão 33! Cavendish já só está a uma vitória do recorde de Merckx. A ressurreição do "míssil" da Ilha de Man parecia utópica e o recorde de Eddy Merckx impossível de alcançar. Agora, já não parece assim tão impossível.

Barty e Kerber vencem e encontram-se nas meias-finais de Wimbledon; Sabalenka e Pliskova disputam a outra meia-final; Hurkacz derrota Medvedev e garante a última vaga nos quartos-de-final de Wimbledon.

Portimão volta a receber o Mundial de MotoGP em Novembro, após o cancelamento do Grande Prémio da Austrália; Fórmula 1 também cancela corrida nesse país.

 

Retrospectiva de Paula Rego na Tate Britain, enquanto ela pinta a Virgem Maria com um Menino Jesus piloto. Exposição que reúne mais de 100 obras feitas ao longo de 60 anos abre esta quarta-feira. Para ver até 24 de Outubro (se a pandemia deixar).

Porto revisita confrontos entre liberais e absolutistas em passeios e exposições. A iniciativa é promovida pela Rota Porto Liberal e decorre até 30 de Setembro.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.